79 3214.3020
79 3302.6444
recepcao@angiocor.com

Exames

ULTRASSOM DUPLEX (PADRÃO+DOPPLER)

O ultrassom é um exame diagnóstico indolor, não invasivo, livre de radiação que utiliza ondas sonoras de alta frequência para fazer imagens de tecidos do corpo.

Ultrassom Duplex utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens que diferenciam entre os tecidos moles do corpo e suas estruturas cheias de fluido. Um dispositivo chamado transdutor que se conecta a um computador e um painel de controle emite ondas de ultrassom são dirigidas através da pele e para dentro do corpo. Quando as ondas sonoras atingem estruturas do corpo, ecoam e, em seguida, viajam de volta para o transdutor. Um computador analisa os ecos, o tempo que leva para viajar, e a sua distância a partir do transdutor e produz uma imagem bidimensional, em tempo real, da forma e estrutura dos vasos sanguíneos.

Ultrassom duplex combina a tecnologia de ultrassom padrão e ultrassom Doppler, que utiliza curtas rajadas de ondas ultrassônicas para produzir imagens da direção e velocidade do fluxo de sangue. Ultrassom duplex permite aos médicos medir a velocidade do fluxo sanguíneo e ver imagens da estrutura do vaso sanguíneo através do qual o sangue flui.
Sendo assim, permite diagnosticar e analisar as doenças que afetam esses vasos, sendo uma ferramenta para planejar terapias cirúrgicas e minimamente invasivas. Este exame pode ser utilizado para avaliar as veias e artérias do pescoço, dos braços, pernas e também abdômen.

Orientações para Exame

Este exame é indolor, portanto não há motivos para preocupação. Geralmente não há nenhuma restrição de alimentos ou líquidos antes do ultrassom duplex ser realizado. Caso necessário, você será informado. Traga no dia, os laudos e exames realizados anteriormente, pois eles fazem parte da sua avaliação. Os dados comparativos informam sobre a evolução ou regressão da sua doença.

Fatores de Risco

Não existem riscos conhecidos associados ao exame.

O que Esperar

O exame de ultrassom duplex é realizado em nossa clínica e também em alguns procedimentos cirúrgicos. Para a sua realização, aplicamos sobre a pele a ser examinada, um gel específico para este exame, que aumenta a condução de ondas sonoras e sua recepção. Sobre o gel, um transdutor é pressionado gentilmente no local analisado, permitindo sua mobilização pelas áreas a serem avaliadas, produzindo assim imagens nítidas dos vasos sanguíneos. Durante o exame, muitas vezes você escutará um som parecido a um sopro. Este som é a tradução do fluxo sanguíneo analisado pelo equipamento do computador. O exame dura geralmente 30 minutos, mas pode varia dependendo da estrutura a ser examinada.

Orientações após Exame

Por ser um exame não invasivo, após a ultrassonografia duplex, os pacientes podem retomar a suas atividades normais.

FLEBOGRAFIA

Uma flebografia é uma radiografia que permite avaliar a anatomia de uma veia. Durante este teste, um contraste contendo iodo é injetado, mais frequentemente, em uma pequena veia na parte superior do pé ou da mão. Utilizando-se de raio-x, podemos detectar o contraste injetado e assim visualizar as veias.

O teste é normalmente realizado em caráter ambulatorial.

A flebografia, por ser um procedimento invasivo deve ser realizado somente nos casos em que os exames não invasivos não foram conclusivos ou quando é necessário a avaliação de estruturas venosas, como as válvulas.

As flebografias são realizadas também para guiar alguns procedimentos endovasculares, bem como para ajudar na programação pré-operatória.

Orientações para Exame

Nenhuma preparação especial é normalmente necessária para uma flebografia.

No dia anterior ao exame, é importante hidratar-se para diminuir os riscos de complicação renal pelos efeitos do contraste.

É muito importante, que você informe seu médico sobre alergias, principalmente, se houver alergia relacionada ao iodo.

Este exame não é recomendado para mulheres grávidas, portanto, você deve informar seu médico sobre sua gestação.

Fatores de Risco

Os seguintes fatores aumentam o risco de insuficiência renal, uma complicação possível da flebografia:

• Idade avançada;
• Diabetes mellitus;
• Mieloma múltiplo, um tipo de câncer do sangue;
• Desidratação;
• Insuficiência renal.

O que Esperar

Para a realização deste procedimento é necessário realizar depilação da área que será puncionada.

Um anestésico local é injetado no local da punção para que você não sinta nenhuma dor.

Após a punção venosa, um cateter é inserido nesta veia, e o contraste é injetado. Não se preocupe se notar uma sensação de calor logo após a injeção do contraste, esta é uma sensação comum nesse período do exame.

O raio-x é então realizado. Nesse momento é muito importante que você siga as orientações e que permaneça o mais imóvel possível, para que o exame seja breve.

Após as radiografias serem tomadas, o cateter é retirado e o local é comprimido por 10 a 20 minutos para parar qualquer sangramento.

O teste geralmente leva entre 30 e 90 minutos.

Orientações após Exame

Após o exame, é necessário ficar em observação por algumas horas para detectar qualquer complicação, como sangramentos ou reações alérgicas. É importante a ingestão de líquidos para limpar o contraste do organismo mais rapidamente.

Este exame deve ser interpretado e realizado por um especialista.
 

COMPLICAÇÕES
Muito raramente, a injeção do contraste pode deslocar coágulos localizados nessas veias ou pode causar a formação de coágulos nas mesmas. Outros riscos são relacionados ao efeito do contraste, e incluem reações alérgicas e problemas renais.